Princípios Norteadores

Colégio InediTec, 38 anos

Princípios Norteadores

Base Nacional Comum Curricular

Você sabia que em 2017 foi aprovada a Base Nacional Comum Curricular -BNCC- do Ensino Fundamental e da Educação Infantil e que as escolas dos estados e municípios tiveram até 2019 para implementá-la?
Estas modificações influem diretamente no aprendizado do seu filho.

Mas afinal o que é a BNCC?

Trata-se de um documento formalizado para conduzir o ensino das escolas brasileiras, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Esta normatização readequou aos objetivos de aprendizagem de cada etapa da formação escolar, no entanto, possibilita ainda que as instituições educacionais construam suas metodologias de acordo com singularidades (sociais e regionais). 

Conteúdos e objetivos foram repensados, com a BNCC formalizou-se a necessidade de desenvolver competências que possam instrumentalizar os educandos para o cotidiano. 
São 10 competências gerais, que precisam ser desenvolvidas em todas as disciplinas. 

  1. Conhecimento; 
  2. Pensamento científico, crítico e criativo; 
  3. Repertório cultural; 
  4. Comunicação; 
  5. Cultura digital; 
  6. Trabalho e projeto de vida; 
  7. Argumentação; 
  8. Autoconhecimento e autocuidado; 
  9. Empatia e cooperação; 
  10. Responsabilidade e cidadania.

O Colégio Inedi está preparado para as novas exigências, nossas práticas foram reformuladas e nossos professores através de formações continuadas habilitados a exercer com maestria e encantamento a partilha de conhecimento. Nosso compromisso com o desenvolvimento intelectual, favorece a curiosidade, o senso crítico, o desenvolvimento de pensamento autônomo e de habilidades que privilegiam o aprender a fazer como prática social. 

Outro enfoque importante desta mudança foi a decisão de agrupar as disciplinas em 4 Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

São 10 competências gerais

Que precisam ser desenvolvidas em todas as disciplinas.
  1. Conhecimento;
  2. Pensamento científico, crítico e criativo;
  3. Repertório cultural;
  4. Comunicação;
  5. Cultura digital;
  6. Trabalho e projeto de vida;
  7. Argumentação;
  8. Autoconhecimento e autocuidado;
  9. Empatia e cooperação;
  10. Responsabilidade e cidadania.

O Colégio InediTec está preparado para as novas exigências, nossas práticas foram reformuladas e nossos professores através de formações continuadas habilitados a exercer com maestria e encantamento a partilha de conhecimento

  • Nosso compromisso com o desenvolvimento intelectual, favorece a curiosidade, o senso crítico, o desenvolvimento de pensamento autônomo e de habilidades que privilegiam o aprender a fazer como prática social
  • Outro enfoque importante desta mudança foi a decisão de agrupar as disciplinas em 4 Áreas do Conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.