Ensino Médio

Inovação, Tecnologia e Qualidade!

NOVO
Ensino Médio

É a hora certa de preparar os alunos para as exigências
do ENEM e das melhores universidades.

É a hora certa de preparar
os alunos para as exigências
do ENEM e das melhores
universidades.

Adolescentes e os Jovens Brasileiros

Até recentemente, os adolescentes e os jovens brasileiros, desde muito cedo, sabiam quais caminhos percorrer, notadamente no que se refere às escolhas profissionais. É verdade que, muitas vezes, influenciados pelas próprias famílias. Nesse contexto, o Ensino Médio era considerado mero rito de passagem da infância para a maturidade.

O mundo não é mais o mesmo, tornou-se complexo e fluido. Aconteceram transformações vertiginosas, especialmente na dinâmica social nacional e internacional. Como consequência, as mudanças, muito em parte decorrentes do desenvolvimento tecnológico, atingiram diretamente a juventude e, naturalmente, suas demandas de formação. 

Considerando-se a obsolescência evidente do Ensino Médio diante das complexidades e dinâmicas atuais, das incertezas relativas ao mundo do trabalho e às relações humanas, especialistas educacionais mobilizaram esforços no sentido de conceber um Novo Ensino Médio. Isso levou, inclusive, a mudanças na legislação, sancionada em 2017.

Novo Ensino Médio: Como funciona?

O que diz a Lei e como será a Matriz Curricular do Colégio InediTec!

A Lei Federal 13.415/2017 alterou substancialmente o Ensino Médio do Brasil. Em seu artigo Art. 35 – A,
§ 7 está explícito: 

“Os currículos do Ensino Médio deverão considerar a formação integral do aluno, de maneira a adotar um trabalho voltado para a construção de seu projeto de vida e para sua formação nos aspectos físicos, cognitivos e socioemocionais.”

Para cumprimento da Lei, o Colégio InediTec reestruturou o seu Currículo de Ensino, com destaque para mudanças na carga horária das disciplinas e ainda para a possibilidade de o estudante poder escolher caminhos ou cursos que se encaixam ao seu Projeto de Vida.

Em linhas gerais, há uma parte do currículo chamada Formação Geral Básica, com conteúdos obrigatórios, distribuídos por Áreas do Conhecimento, à semelhança do que, atualmente, ocorre com o ENEM e vestibulares.

A outra parte visa desenvolver nos estudantes a capacidade de autonomia. Os alunos, de acordo com suas aptidões e anseios, escolhem o caminho, ou seja, o Itinerário Formativo. Os conteúdos previstos para essa modalidade estão focados na realidade contemporânea e são desenvolvidos através de cursos semestrais.

A carga horária para o Ensino Médio corresponde, agora, a 3000 horas, distribuídas nos três anos, sendo que 1800 horas são para a Formação Geral Básica. As 1200 horas restantes são destinadas aos Itinerários Formativos.

Formação Geral Básica do Colégio InediTec + Itinerários Formativos.

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA*
Linguagens e suas TecnologiasAnálise Linguística
Literatura e Arte
Produção de Texto
Língua Inglesa
Educação Física
Matemática e suas TecnologiasMatemática A e B
Ciências Humanas e Sociais AplicadasGeografia
História
Ciências da Natureza e suas TecnologiasBiologia A e B
Física A e B
Química A e B

*Obrigatório para todos

ITINERÁRIOS FORMATIVOS**
CICLO ACADÊMICO BÁSICO*
Prática de Argumentação + Núcleo de Investigação Matemática + Empreendedorismo + Projeto de Vida
1. Núcleo de Estudos em
LINGUAGENS E HUMANIDADES **
2. Núcleo de Estudos em
CIÊNCIAS DA NATUREZA**
CURSOS SEMESTRAIS AFINS CURSOS SEMESTRAIS AFINS

*Obrigatório para todos **Escolha do estudante

Ensino Médio (1ª à 3ª série)

Na etapa final da Educação Básica, os alunos vislumbram novos desafios e anseiam direcionar suas potencialidades, cognitivas e socioemocionais, para enfrentá-los.

Nesse sentido, para orientar a atuação educacional, foram estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Art. 35) as finalidades do Ensino Médio.

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental,
possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho* e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.

*Recontextualizando, não significa a profissionalização precoce ou precária dos jovens ou o atendimento das necessidades imediatas do mercado de trabalho.

empreendedorismo InediTec

Empreendedorismo

Reconhecendo que não é papel da escola moderna propiciar a mera transmissão de conhecimentos aos alunos, é fundamental mostrar como os temas da sala de aula podem ser colocados em prática. Esse é um dos princípios da educação empreendedora, que tem como finalidades a abordagem de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades e competências dos estudantes para criar, inovar, gerir e realizar projetos que promovam o bem estar pessoal e socioeconômico de sua comunidade e da sociedade.

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Inglês

No mundo globalizado, saber inglês é imprescindível. É a língua usada nas viagens, nos estudos, nos intercâmbios. No mercado de trabalho, tornou-se atributo essencial para a conquista das vagas, especialmente de nível universitário. O Colégio InediTec reconhece a importância da língua inglesa na sociedade moderna, dando-lhe destaque no currículo e proporcionando o seu uso nas formas oral e escrita.

Robótica InediTec

Cultura Maker e Robótica

A Cultura Maker é um movimento que vem ganhando força e visa reunir pessoas para a construção criativa de objetos e instrumentos para aplicação própria, utilizando materiais disponíveis e alternativos. No Colégio InediTec, esse conceito tem finalidade pedagógica, sendo realizado em um ambiente interdisciplinar e tecnológico e com a inovação de estar associado à cultura digital e à robótica.

carreira

Projeto de vida

Hoje em dia é crucial discutir a abordagem e construção dos Projetos de Vida dos estudantes. Com essa percepção, nossa escola instiga os alunos a responder às perguntas “Quem eu sou?” e “Quem eu quero ser?”. A seguir, orienta-os a saber articular os possíveis caminhos entre elas e planejar o futuro, que inclui seus interesses, sonhos, objetivos e entendimento do papel que exercerá no mundo.

Colégio InediTec e Sistema Anglo

Para a implementação da nova Proposta Pedagógica, o Colégio InediTec firmou parceria com o Sistema Anglo, o qual atua na área educacional há mais de 70 anos, destacando-se nacionalmente pelos maiores índices de aprovação, tanto no ENEM, quanto nos vestibulares mais concorridos do país.

Com a parceria, muda a metodologia do Ensino Médio, que passa a ser centrada no planejamento do conteúdo, no desenvolvimento criativo das aulas, no acompanhamento diário do processo de aprendizagem e na ação da assessoria pedagógica para aprimorar os resultados.

Outra mudança diz respeito aos materiais didáticos produzidos por professores-autores experientes e consagrados em todo o país. Inclui, ainda, uma completa plataforma tecnológica, o “Learning Book”, que potencializa a prática de sala de aula e o desempenho dos estudantes. Através do “Learning Book”, alunos e professores têm acesso ao material didático digital e interativo, com conteúdos e exercícios personalizados pelo professor, tarefas, simulados e provas, vídeos, animações, ferramentas colaborativas Google For Education, além de relatórios de desempenho e acompanhamento da aprendizagem.

Sob a nova Lei, preconizando a permanência do estudante no ambiente escolar, através da construção de currículo escolar diferenciado e esperadamente mais interessante, o Colégio InediTec iniciará o ano letivo de 2022 com uma nova Proposta Pedagógica. O modelo antigo permanecerá para as turmas atuais por mais um tempo, tendo sua extinção definida para o final do ano de 2023.