Proposta Pedagógica

Colégio InediTec, 38 anos

Proposta Pedagógica

ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA

O currículo, assumindo como referência os princípios educacionais garantidos à educação.

Configura-se como o conjunto de valores e práticas que proporcionam a produção, o engajamento de significados no espaço social e contribuem intensamente para a construção de identidades socioculturais dos educandos.

O currículo desta escola deve difundir os valores fundamentais do interesse social, dos direitos e deveres dos cidadãos, do respeito ao bem comum e à ordem democrática, considerando as condições de escolaridade dos estudantes em cada estabelecimento, a orientação para o trabalho, à promoção de práticas educativas formais e não formais.

A organização da proposta curricular assegura o entendimento de currículo como experiências escolares que se desdobram em torno do conhecimento, permeadas pelas relações sociais, articulando vivências e saberes dos estudantes com os conhecimentos historicamente acumulados e contribuindo para construir as identidades dos educandos.

A organização do percurso formativo, aberto e contextualizado, é construída em função das peculiaridades do meio e das características, interesses e necessidades dos estudantes, incluindo não só os componentes curriculares centrais obrigatórios, previstos na legislação e nas normas educacionais, mas outros, também, de modo flexível e variável, conforme cada projeto escolar, e assegurando a escolha de uma abordagem disciplinar e interdisciplinar no tratamento didático das diferentes disciplinas que compõem o currículo e especificamente no Seminário Integrado que é o espaço privilegiado onde se estabelece efetivamente a concepção de interdisciplinaridade.

Além disso, a escola tem como princípio a compreensão de que a matriz curricular é propulsora de movimento e de um dinamismo curricular e educacional, de tal modo que os diferentes campos do conhecimento possam se coadunar com o conjunto de atividades educativas. Compreende também que a organização da matriz curricular entendida como alternativa operacional que embasa a gestão do currículo escolar e represente subsídio para a gestão da escola (na organização do tempo e do espaço curricular, distribuição e controle do tempo dos trabalhos docentes), fundamental para uma gestão centrada na abordagem interdisciplinar, organizada por eixos temáticos, mediante interlocução entre os diferentes campos do conhecimento.