Ensino Socioemocional

PROGRAMA DAS EMOÇÕES

A importância do Ensino Socioemocional

As competências socioemocionais assumem o papel relacionado à formação ampla enquanto seres humanos e cidadãos, tendo como enfoque a habilidade de educar as emoções.

Será um prazer te receber!

Projeto Educativo que faz parte do
Currículo Escolar

Aprender a lidar com as emoções é essencial para auxiliar as crianças atravessarem fases difíceis da vida. Exigências do dia a dia, frustrações, contexto familiar, fenômenos sociais, pandemia e as dificuldades cognitivas que muitas vezes se apresentam através de: irritabilidade, medo, inquietação, dificuldade de concentração, tédio, sensação de solidão, alterações no padrão de sono e alimentação.

Desta forma, o objetivo maior em trabalhar com as emoções na escola é a prevenção, a fim de permitir que as crianças possam criar uma barreira de proteção por meio de atitudes e habilidades, como a identificação e o controle de suas emoções, as quais serão aprendidas.

Por meio da escuta, do acolhimento  o NAPE – Núcleo de Apoio em Psicologia Escolar/Educacional do Colégio Ineditec, irá propiciar um espaço para que os alunos compartilharem suas emoções, desenvolvendo a habilidade do Autoconhecimento e Autocuidado, propiciando a capacidade do cuidado de sua saúde física e emocional, reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com eles.